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Artigo de opinião - Tirar o melhor proveito dos treinos

Meus Caros,

Por vezes é referido que a questão dos treinos ou falta deles influencia muito a performance que conseguimos atingir em corrida. A habilidade e "jeito natural" para o jogo é um factor decisivo para o nosso sucesso mas sem dúvida alguma que existe um nexo de causalidade entre os treinos que realizamos e os resultados obtidos. 

E a verdade é que por vezes não temos tanto tempo disponível para treinar para uma corrida e por isso todo o tempo disponível para treinos deverá ser proveitoso de forma a conseguirmos obter uma melhor performance em corrida. 

Pretendo com este artigo tentar dar uma ajuda para quem tem menos tempo para treinar e deixar umas dicas de como normalmente treino para um evento, mesmo quando tenho pouco tempo.


* este "guia" está construído para o tipo de eventos mas frequentes no CoutoJr's Blog, ou seja, eventos No Tune Allowed. 


A ETERNA QUESTÃO... TREINAR ONLINE OU OFFLINE?

Pessoalmente prefiro usar as duas soluções. 

Para afinar carros e habituar-me ao tipo de aderência dos mesmos não há nada como treinarmos um bocado em modo online. Vinte a trinta minutos de voltas seguidas com paragens para correcção dos travões é suficiente para obtermos um primeiro feeling de como o carro reage. De que forma entra nas curvas, se tem tendência a fugir de frente ou de traseira, se os travões têm de ser mais fortes ou mais fracos consoante os pneus e se convém o carro travar mais à frente ou atrás. Tudo isto são factores que tenho em conta quando faço esta sessão de habituação.

O modo offline uso principalmente para corrigir trajectórias. Apesar de a aderência do carro ser algo diferente do modo online para offline, a verdade é que o uso do carro "fantasma" vai permitindo ver onde podemos corrigir trajectórias e saber se uma curva feita com a trajectória x ou y permite que sejamos mais ou menos eficazes, ou se a própria mudança de entrada/saída da curva tem influência no tempo que realizamos.

Nesta fase não me preocupo se os travões estiverem ligeiramente desajustados porque sei que em modo online é que vai ser mais importante estarem afinados. De qualquer das formas também podemos usar o modo offline para testar novas soluções que nunca se sabe se podem resultar em modo online.

Para além das vantagens referidas, o facto de podermos ir gravando a nossa melhor volta permite que voltemos noutro dia ao modo offline e carreguemos a melhor volta que realizámos até à data e dar continuidade ao nosso treino do ponto em que ficámos. 

ENTÃO E QUAL É A UTILIDADE DAS SESSÕES DE TREINO PROMOVIDAS PELO BLOG?

As sessões de treino acabam por ser o culminar do treino feito até à data. Têm vários propósitos e todos são bastante importantes. 

O primeiro é o facto de permitir comparar o nosso andamento ao dos outros participantes. se treinarmos sempre sozinhos é difícil saber verdadeiramente se estamos rápidos ou não. Não só isso como podemos ver novas trajectórias que ainda não tenham sido contempladas e podem melhorar o nosso tempo.

O segundo factor que para mim também é muito importante, é vermos como nos portamos em modo de corrida. Por exemplo, por vezes as nossas travagens são demasiado tardias ou os travões estão demasiado fracos e temos a tendência de bater nos adversários à nossa frente. Estas corridas de treino servem, como eu digo, para fazer os disparates atempadamente e não na corrida.

Só fazendo umas corridas nas sessões de treino é que conseguimos aferir isso e ao mesmo tempo ver se conseguimos replicar os tempos que realizámos nos treinos, mas agora em corrida. 

Muitos outros factores entram em cena quando estamos em corrida, sendo que os principais são o efeito de cone de ar e a ansiedade natural de uma prova. 

O cone de ar não serve só para as rectas e também se sente em curvas. Quando sentimos o efeito do cone de ar em curva o carro tem tendência a ficar mais solto e parece que tem menos aderência. E isso só conseguimos ver se participarmos nas sessões de treino, onde podemos corrigir algum aspecto da nossa condução para contrariar este efeito.

O segundo factor principal é a ansiedade natural que todos sentem quando começam uma corrida. São raras as pessoas que conseguem estar exactamente no mesmo estado de espírito nos treinos e na corrida, onde existe mais variáveis em jogo tais como a pressão de resultados, outros carros a passar à frente ou a fazer pressão e uma infinidade de situações que poderia referir aqui. 

Ao corrermos juntos começamos-nos a  habituar a correr uns com os outros com aquela pista/carro e potenciamos as hipóteses de que não aconteçam toques mais duros fruto de trajectórias mais arriscadas.

Em relação à própria ansiedade posso-vos dizer que o facto de já termos efectuado várias corridas antes da prova propriamente dita leva a que no dia D consigamos ter mais alguma calma pois já foi uma acção que fizémos antes e como tal não há aquela ansiedade de ser uma "coisa nova".

Não só isso como podemos gravar as nossas corridas para espiar os nossos adversários de forma mais focada ;).

Espero que pelo menos alguma desta informação que vos passei seja útil de alguma forma e que vos ajude a desenvolverem mais a vossa condução no jogo.

Um abraço,

CoutoJr

2 comentários:

  1. Espectáculo! Gostei da iniciativa, assim poderemos ver como os Pros nisto, se treinam! Obrigado pelos conselhos ;)

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